ASSOCIAÇÕES FILIADAS 27

10º Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar 2015

Entre os dias 3 e 5 de junho, aconteceu o décimo Encontro Nacional de História da Mídia, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). O evento denominado Alcar 2015 ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS) e reuniu mais de 600 interessados em discutir a história da mídia. Mais de 450 pesquisadores apresentaram suas pesquisas e relatos, número que representa um recorde nos congressos da Alcar.
 
 
Neste ano, o tema central foi “A Memória na Era Digital” em referência às dinâmicas da atual era da comunicação digital. Outros três eixos temáticos foram contemplados: os 30 anos de redemocratização no Brasil, os 10 anos dos congressos da Rede Alcar e a entrevista na pesquisa histórica como questão teórica e metodológica. 
 
A abertura do evento foi realizada pelo professor Marcos Palacios (UFBA), que discorreu sobre as relações entre Jornalismo e Memória. Cursos e palestras com pesquisadores Patrick Charaudeau (França), Alberto Pena-Rodríguez (Espanha) e Maria Manuel Baptista (Portugal) integraram a programação, que nos três dias do evento totalizou dez mesas temáticas, quatro sessões de cada um dos oito Grupos de Trabalho (GT’s), além de atividades paralelas, como workshops e exposições. 
 
Importante também durante o Alcar 2015 foi a realização da terceira edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que reconhece trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação. A premiação é concedida pela Alcar com apoio da Globo Universidade, o intuito é estimular a produção científica sobre a história dos meios de comunicação no Brasil. Na cerimônia de encerramento foram conhecidos os doze trabalhos finalistas e indicados os três premiados: o primeiro lugar coube a Ricardo Matos de Araújo Rios, orientado por Ivan Vasconcelos Figueiredo (UFSJ). Sua pesquisa, “O auditório do povão: a ligação entre os Colegas de Trabalho e Sílvio Santos”, foi apresentada no GT História da Mídia Audiovisual e Visual.
 
Ao término das atividades, a então presidenta, Maria Berenice da Costa Machado (UFRGS), avaliou o evento como positivo e gratificantes para a Alcar e a Fabico: “a promoção desse Encontro repleto de presenças, a quantidade de novos títulos apresentados nas sessões de lançamentos, a diversidade das comunicações nos GT’s, os temas abordados nas mesas e demais atividades são indicadores inequívocos da relevância desta associação dedicada à pesquisa sobre a história da mídia”. Durante o encontro, a assembleia de sócios elegeu nova diretoria para a gestão 2015/2019, tendo como presidente e vice, respectivamente, as professoras Ana Regina Rêgo (UFPI) e Nair Prata (UFOP). 
 
O Alcar 2015 foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia e realizado pela Fabico/UFRGS, contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as parcerias dos Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da UFSM e da Unisinos.
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Ângela
Camana
(51) 9269--‐6865
 

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Entre os dias 3 e 5 de junho, aconteceu o décimo Encontro Nacional de História da Mídia, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar). O evento denominado Alcar 2015 ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (RS) e reuniu mais de 600 interessados em discutir a história da mídia. Mais de 450 pesquisadores apresentaram suas pesquisas e relatos, número que representa um recorde nos congressos da Alcar.
 
 
Neste ano, o tema central foi “A Memória na Era Digital” em referência às dinâmicas da atual era da comunicação digital. Outros três eixos temáticos foram contemplados: os 30 anos de redemocratização no Brasil, os 10 anos dos congressos da Rede Alcar e a entrevista na pesquisa histórica como questão teórica e metodológica. 
 
A abertura do evento foi realizada pelo professor Marcos Palacios (UFBA), que discorreu sobre as relações entre Jornalismo e Memória. Cursos e palestras com pesquisadores Patrick Charaudeau (França), Alberto Pena-Rodríguez (Espanha) e Maria Manuel Baptista (Portugal) integraram a programação, que nos três dias do evento totalizou dez mesas temáticas, quatro sessões de cada um dos oito Grupos de Trabalho (GT’s), além de atividades paralelas, como workshops e exposições. 
 
Importante também durante o Alcar 2015 foi a realização da terceira edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, que reconhece trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação. A premiação é concedida pela Alcar com apoio da Globo Universidade, o intuito é estimular a produção científica sobre a história dos meios de comunicação no Brasil. Na cerimônia de encerramento foram conhecidos os doze trabalhos finalistas e indicados os três premiados: o primeiro lugar coube a Ricardo Matos de Araújo Rios, orientado por Ivan Vasconcelos Figueiredo (UFSJ). Sua pesquisa, “O auditório do povão: a ligação entre os Colegas de Trabalho e Sílvio Santos”, foi apresentada no GT História da Mídia Audiovisual e Visual.
 
Ao término das atividades, a então presidenta, Maria Berenice da Costa Machado (UFRGS), avaliou o evento como positivo e gratificantes para a Alcar e a Fabico: “a promoção desse Encontro repleto de presenças, a quantidade de novos títulos apresentados nas sessões de lançamentos, a diversidade das comunicações nos GT’s, os temas abordados nas mesas e demais atividades são indicadores inequívocos da relevância desta associação dedicada à pesquisa sobre a história da mídia”. Durante o encontro, a assembleia de sócios elegeu nova diretoria para a gestão 2015/2019, tendo como presidente e vice, respectivamente, as professoras Ana Regina Rêgo (UFPI) e Nair Prata (UFOP). 
 
O Alcar 2015 foi promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia e realizado pela Fabico/UFRGS, contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as parcerias dos Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da UFSM e da Unisinos.
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