ASSOCIAÇÕES FILIADAS 24

V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil reuniu mais de 200 participantes

Mais de 200 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes, estiveram reunidas entre os dias 26 e 28 de novembro na Casa da Ciência e na Escola de Comunicação da UFRJ para participar do V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil - Capítulo Brasil da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.
 
O evento debateu, em suas conferências, painéis e grupos de trabalho, as tensões e contradições entre Comunicação, Cultura, Informação e democracia, na construção do campo da Economia Política da Comunicação no Brasil e no mundo latino.
 
Neste V Encontro foram apresentados 111 trabalhos nos 6 GTs que compõem a estrutura do evento: GT1 - Políticas de comunicação; GT2 - Comunicação pública, popular ou alternativa; GT3 - Indústrias midiáticas; GT4 - Políticas culturais e economia política da cultura; GT5 - Teorias e temas emergentes e GT6 – Ética, política e epistemologia da informação. 
 
Destacou-se ainda a participação de dois professores uruguaios nas conferências do ULEPICC Brasil 2014. o Prof. Roque Faraone, da Univ. de la Republica, com a conferência de abertura intitulada “Comunicação e democracia: uma agenda para o século XXI” e o Prof. Rafael Capurro, que atua na Hochschule der Medien, em Stuttgart, encerrou o evento com a conferência “Ciudadanía en la Era Digital”.
 
Empossada Diretoria para biênio 2014-2016
 
Durante o evento, a assembleia de sócios da ULEPICC Brasil aprovou a nova composição da sua diretoria no mandato 2014-2016, que passa a contar com os seguintes nomes: Presidente: Adilson Cabral (UFF), Vice-Presidente: Marcos Dantas (UFRJ); Secretária-geral: Verlane Aragão (UFS; Tesoureiro: Marco Schneider (IBICT / UFF); Diretor de Relações Acadêmicas: Alain Herscovici (UFES); Diretor de Relações Sociais: Bruno Lima Rocha (ESPM / UNISINOS); Diretor de Comunicação: Antônio Magnoni (UNESP).
 
O professor Adilson Cabral, presidente recém-eleito da ULEPICC-Brasil, afirma: “Tendo sido plenamente bem realizado o evento, os principais focos de atuação da ULEPICC Brasil para o próximo mandato serão a disseminação de estudos sob perspectivas críticas da Comunicação e a articulação com organizações acadêmicas e sociais afins, no intuito de contribuir para o fortalecimento de análises sistêmicas sobre a Comunicação, a partir do referencial da crítica à Economia Política”.
 
Mais informações: http://www.ulepicc.org.br/
 
Fontes: Adilson Cabral e ulepicc.org.br 
 
 

Siga-nos

ASSOCIAÇÕES FILIADAS 24

V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil reuniu mais de 200 participantes

Mais de 200 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes, estiveram reunidas entre os dias 26 e 28 de novembro na Casa da Ciência e na Escola de Comunicação da UFRJ para participar do V Encontro Nacional da ULEPICC Brasil - Capítulo Brasil da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.
 
O evento debateu, em suas conferências, painéis e grupos de trabalho, as tensões e contradições entre Comunicação, Cultura, Informação e democracia, na construção do campo da Economia Política da Comunicação no Brasil e no mundo latino.
 
Neste V Encontro foram apresentados 111 trabalhos nos 6 GTs que compõem a estrutura do evento: GT1 - Políticas de comunicação; GT2 - Comunicação pública, popular ou alternativa; GT3 - Indústrias midiáticas; GT4 - Políticas culturais e economia política da cultura; GT5 - Teorias e temas emergentes e GT6 – Ética, política e epistemologia da informação. 
 
Destacou-se ainda a participação de dois professores uruguaios nas conferências do ULEPICC Brasil 2014. o Prof. Roque Faraone, da Univ. de la Republica, com a conferência de abertura intitulada “Comunicação e democracia: uma agenda para o século XXI” e o Prof. Rafael Capurro, que atua na Hochschule der Medien, em Stuttgart, encerrou o evento com a conferência “Ciudadanía en la Era Digital”.
 
Empossada Diretoria para biênio 2014-2016
 
Durante o evento, a assembleia de sócios da ULEPICC Brasil aprovou a nova composição da sua diretoria no mandato 2014-2016, que passa a contar com os seguintes nomes: Presidente: Adilson Cabral (UFF), Vice-Presidente: Marcos Dantas (UFRJ); Secretária-geral: Verlane Aragão (UFS; Tesoureiro: Marco Schneider (IBICT / UFF); Diretor de Relações Acadêmicas: Alain Herscovici (UFES); Diretor de Relações Sociais: Bruno Lima Rocha (ESPM / UNISINOS); Diretor de Comunicação: Antônio Magnoni (UNESP).
 
O professor Adilson Cabral, presidente recém-eleito da ULEPICC-Brasil, afirma: “Tendo sido plenamente bem realizado o evento, os principais focos de atuação da ULEPICC Brasil para o próximo mandato serão a disseminação de estudos sob perspectivas críticas da Comunicação e a articulação com organizações acadêmicas e sociais afins, no intuito de contribuir para o fortalecimento de análises sistêmicas sobre a Comunicação, a partir do referencial da crítica à Economia Política”.
 
Mais informações: http://www.ulepicc.org.br/
 
Fontes: Adilson Cabral e ulepicc.org.br