ASSOCIAÇÕES FILIADAS 30

Carta do Rio de Janeiro

Durante o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro, realizado no dia 17 de agosto de 2015, na UniCarioca, os professores ressaltaram, por meio da Carta do Rio de Janeiro, a seguinte posição: 
 
No momento atual, o grande desafio no campo do ensino do Jornalismo é a implantação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo. É preciso que se dê atenção à separação das antigas habilitações de Comunicação Social em diversos cursos independentes, entre eles o de Jornalismo, e as mudanças estabelecidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), entre elas o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. A formação humanística do profissional deve ter como premissa a compreensão estratégica que a formação jornalística pode propiciar à conquista de cidadania, a partir da oferta de uma informação plural e preocupada com as demandas sociais, e não mais meramente mercadológica. Assim, o estágio deve estar articulado ao projeto pedagógico do curso, observando que, ao estudante, não devem ser exigidas as funções de um profissional, nem a substituição deste no mercado de trabalho.
 
A conferência de abertura proferida pelo professor Dr. João Batista de Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob o tema “Ensino de Jornalismo: novos currículos e impacto profissional”, forneceu subsídios ao debate sobre a implantação das DCN do Jornalismo, bem como contribuiu para as reflexões sobre as mudanças que vêm ocorrendo no processo de produção da notícia. No debate sobre a proposta conjunta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) de parâmetros a serem adotados em Projetos de Estágio para os cursos de Jornalismo, o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório ainda suscita muitas dúvidas, mas os cursos de Jornalismo do Rio de Janeiro vêm enfrentando os desafios.
 
Nos debates, perpassou a preocupação com as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, que está fechando postos de trabalho e ameaçando a qualidade do exercício de jornalismo. Neste cenário em que o modelo de negócio está em transformação, os representantes das instituições de ensino presentes ao 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro recomendam a defesa intransigente da volta da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo, compromisso do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo e da Federação Nacional dos Jornalistas.

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Durante o 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro, realizado no dia 17 de agosto de 2015, na UniCarioca, os professores ressaltaram, por meio da Carta do Rio de Janeiro, a seguinte posição: 
 
No momento atual, o grande desafio no campo do ensino do Jornalismo é a implantação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo. É preciso que se dê atenção à separação das antigas habilitações de Comunicação Social em diversos cursos independentes, entre eles o de Jornalismo, e as mudanças estabelecidas pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), entre elas o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório. A formação humanística do profissional deve ter como premissa a compreensão estratégica que a formação jornalística pode propiciar à conquista de cidadania, a partir da oferta de uma informação plural e preocupada com as demandas sociais, e não mais meramente mercadológica. Assim, o estágio deve estar articulado ao projeto pedagógico do curso, observando que, ao estudante, não devem ser exigidas as funções de um profissional, nem a substituição deste no mercado de trabalho.
 
A conferência de abertura proferida pelo professor Dr. João Batista de Abreu, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob o tema “Ensino de Jornalismo: novos currículos e impacto profissional”, forneceu subsídios ao debate sobre a implantação das DCN do Jornalismo, bem como contribuiu para as reflexões sobre as mudanças que vêm ocorrendo no processo de produção da notícia. No debate sobre a proposta conjunta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) de parâmetros a serem adotados em Projetos de Estágio para os cursos de Jornalismo, o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório ainda suscita muitas dúvidas, mas os cursos de Jornalismo do Rio de Janeiro vêm enfrentando os desafios.
 
Nos debates, perpassou a preocupação com as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho, que está fechando postos de trabalho e ameaçando a qualidade do exercício de jornalismo. Neste cenário em que o modelo de negócio está em transformação, os representantes das instituições de ensino presentes ao 7º Encontro de Professores de Jornalismo do Rio de Janeiro recomendam a defesa intransigente da volta da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo, compromisso do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo e da Federação Nacional dos Jornalistas.